Como delegar corretamente

O que é delegar?
Significa passar uma atividade para um profissional capaz de executá-la, dentro do prazo, com o mínimo de dificuldades e dentro de um padrão de qualidade aceitável.

E o que não é delegar?
Certamente não é passar as atividades de qualquer jeito. Também não significa agora se desligar delas. Lembre-se que responsabilidade não se delega.
Os gerentes que aprendem a delegar efetivamente, podem colher os frutos aumentando a produção e a produtividade, além de promover a oportunidade de aprendizado para os colaboradores e para si mesmos. Certamente os funcionários poderão surpreendê-los executando as tarefas delegadas com rapidez e qualidade.   
A seguir, compartilho algumas dicas sobre delegação, a meu ver umas das melhores ferramentas de gerenciamento do tempo e principalmente desenvolvimento da equipe.

-Acredite nas pessoas

Permita que seus funcionários façam uso de suas habilidades e criatividade. Aliás, não delegue se você não confia que o funcionário seja capaz de realizar a tarefa em questão.

Tenha em mente que o fato das pessoas fazerem as coisas diferentes de você, não significa que não farão o trabalho corretamente e com qualidade.


-Forneça instruções completas do trabalho

Esta é uma etapa muito importante! O que será delegado? Como você saberá que a tarefa será concluída de forma satisfatória? Seja específico ao explicar sobre a tarefa, o prazo e principalmente certifique-se de que o funcionário realmente entendeu todas as etapas ou se tem alguma dúvida.


-Seja paciente

Esteja preparado para dedicar um tempo extra no início deixando claro que o funcionário poderá procurá-lo quando julgar necessário para esclarecer possíveis dúvidas ao longo do processo.
Outra opção, será já combinar dias e horários para uma conversa sobre o andamento do projeto. Ouça com atenção e, mesmo quando uma intervenção for necessária, faça isso de forma positiva. Foque no aprendizado e no futuro.

-Conceda autoridade responsabilidade

Conceda autoridade e responsabilidade e certifique-se de que o funcionário está de acordo. Você também poderá informar aos envolvidos a sua decisão de delegar a tarefa ou projeto ao respectivo funcionário.
  

-Evite o micro gerenciamento

Depois de delegar a tarefa, treinar o membro da equipe e estabelecer um cronograma para o acompanhamento, é hora de recuar e permitir que seu colega de trabalho tenha espaço suficiente para esticar suas asas.


-Ofereça feedback eficaz

Reserve um tempo para oferecer feedback relevante sobre a tarefa ou projeto que você delegou.

Seja gentil, elogie de forma genuína quando for o caso e faça perguntas instigantes, tais como:

Como você fez?

Você precisa melhorar alguma coisa?

Qual será o próximo passo?

Você tem alguma sugestão de melhoria?


-Agradeça e comemore

Lembre-se de agradecer e comemorar da maneira mais apropriada possível. Na minha experiência, fazer isso de forma pública e descontraída sempre foi um elemento agregador.

Evite agradecer apenas com um e-mail, por exemplo.

 

Enfim, o processo pode precisar de ajustes, uma vez que delegar pode parecer, mas não é uma tarefa simples. No entanto, quanto mais rápido você começar a aplicar essas dicas, mais rapidamente desenvolverá as habilidades para fazê-lo com sucesso.

Entenda que o processo de delegação nunca será cem por cento perfeito, esteja disposto a aprender com suas experiências e faça os ajustes necessários para melhorar.

 

Para me aperfeiçoar e servir melhor, preciso muito do seu retorno.
Diga-me se este artigo te ajudou de alguma forma ou, sugira um próximo tema.

Assim, crescemos juntos!

Cida Evangelista 







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog